UCP
UNIÃO PRESBITERIANA DE CRIANÇAS
Palestra: Leninha Maia
Conforme Manual Unificado das
Sociedades Internas Locais da Igreja Presbiteriana do Brasil os objetivos
específicos das Sociedades Internas são:
o Promover a plena integração dos membros da
Igreja através de treinamento básico na vida cristã e na dinâmica
denominacional, em todos os seus aspectos;
o Incentivar o cultivo sadio das atividades
espirituais, evangelísticas, missionárias, culturais, artísticas, sociais e
desportivas;
o Cooperar com a igreja, como parte integrante
dela, em todas as suas atividades;
o Servir a Deus e ao próximo;
o Promover uma salutar convivência com todos
os outros departamentos e organizações da IPB e também com denominações
evangélicas fraternas.
"Traziam-lhe também as
crianças, para que as tocasse; e os discípulos, vendo, os repreendiam. Jesus,
porém, chamando-as para junto de si, ordenou: Deixai vir a mim os pequeninos e
não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo: Quem
não receber o reino de Deus como uma criança de maneira alguma entrará
nele." Lucas 18.15-17
UCP = de 6 a 11 anos
Missão : "Servir como complemento
para os pais na sua missão de levar seus filhos a se tornarem verdadeiros
cristãos através do ensino da Palavra de Deus."
Nossa História
Liga
Juvenil, UCP!...
Nos anos 40, 41 e
42, participávamos, eu e meus irmãos de uma animada Liga Juvenil, na
Igreja Presbiteriana de S. José del Rei, MG. Tínhamos as nossas
reuniões nas tardes de sábado, na casa da diretora, Dna. Lavínia, senhora
consagrada, animada e dedicada. Morava ao lado da Igreja. Na sua
simplicidade, com poucos e precários recursos, nos proporcionava horas
felizes e gostosas, com brincadeiras, estudos, trabalhos e um gostoso lanche.
Tínhamos reuniões especiais, festivas com vários programas. Tantos
anos se passaram, mas a lembrança daquela época feliz, marcante ficou
profundamente registrada no meu coração. Creio que por causa deste doce período
que marcou a minha infância, mais tarde, já morando em Niterói, pude
organizar a Liga Juvenil da nossa 1ª Igreja Presbiteriana de Niterói e
ficar trabalhando até hoje. Tem sido longos e maravilhosos anos de trabalho com
as crianças neste departamento tão importante da nossa Igreja. Como e quando
começou a Liga Juvenil na nossa Igreja Presbiteriana do Brasil, não sei. Mas há
muitos anos tem funcionado com muito dinamismo em algumas das nossas Igrejas
com maravilhosos resultados na vida das crianças, levando-as a conhecer os
ensinamentos do Senhor Jesus, ajudando-as a crescerem na Sua graça e
conhecimento, dando-lhes uma boa base na vida cristã. 20 E por que UCP? No ano
de 1980, numa reunião realizada em São Paulo como a Secretária Nacional do Trabalho
Feminino, com a presença da Sra. Edna Costa, o pastor Loria (não me lembro o
nome todo) e eu, como assessora da Sra. Edna Costa no trabalho da Liga Juvenil,
foi proposto trocar o nome deste departamento para União de Crianças
Presbiterianas — UCP. O trabalho de crianças, até então, era vinculado ao
trabalho das senhoras, com a direção da Secretaria Nacional de SAFs. Pouco
depois, nos idos de 1982, foi criada a Secretaria de Infância. A 1ª Secretaria
Nacional de Crianças foi assumida pela Sra. Edna Costa, que já era responsável
pela Secretaria de Senhoras. No ano de 1986, foi nomeada a Sra. Angelina
Vieira, que ocupou o cargo durante 8 anos, sendo substituída pelo pastor Josué
Alves Ferreira, o nosso atual secretário. No ano de 1978, nasceu a revista
Juvenis por Cristo que tornou-se órgão oficial da Secretaria da Infância e
levava aos líderes toda orientação sobre o trabalho, idéias e sugestões e para
as crianças atividades e lições bíblicas. A revista circulou até o ano de 1995.
Pelas misericórdias do Senhor, durante anos, tendo estado à frente deste
trabalho, aqui na minha igreja. Tem sido uma grande bênção na minha vida, muito
aprendi e muito me edifiquei ensinando as crianças. O meu grande desejo é que
em todas as nossas Igrejas haja UCPs organizadas, ativas e que trabalhem com
muito dinamismo preparando as nossas crianças na vida cristã levando-as a
seguir e servir ao Senhor Jesus com muito amor. O trabalho é realmente
maravilhoso. Que Deus, o nosso Pai, nos abençoe e desperte as nossas igrejas
para este tão importante trabalho.
Tia Custódia
É bom
lembrar:
No caso da UPA e UCP, os membros da Diretoria
poderão ser membros não comungantes da Igreja local. A Diretoria
deverá promover trabalhos mensais regulares.
CAPÍTULO
VIII
Dos
Orientadores
Art. 46 – Nomeados pelo Conselho, os
Orientadores acompanham os trabalhos da UPA e da UCP, dando as informações e as
orientações necessárias. Art. 47- São atribuições dos Orientadores:
a) elaborar planos de trabalho, juntamente
com a Diretoria da UPA e da UCP;
b) trabalhar junto à Sociedade, de tal forma
que sejam atingidas as finalidades previstas neste Manual;
c) estar presente nas reuniões plenárias da
Diretoria ou da Comissão Executiva, orientando-os, estudando com eles a Bíblia
e este Manual, levando-os a trabalhar e a resolver os seus próprios problemas
da melhor maneira possível;
d) orientar os pais dos sócios ou seus
responsáveis, buscando o apoio e colaboração dos mesmos.
Moto da UCP
Batalhando
por Cristo,
Lutando com
amor,
Sou um
Soldado de nosso Senhor.
O que não é UCP.
· Não é EBD
· Não ensaio de Coral
· Não é para tomar conta de crianças para os pais participarem
do culto
· Não é vitrine para os pais ficarem admirados
· Não é um departamento parado
CARACTERÍSTICAS
DAS CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR
ü Estão movendo-se
em direção à independência dos adultos
ü Não querem, mas
ainda necessitam de supervisão
ü Gostam de praticar
e aperfeiçoar suas habilidades
ü Tornam-se
preocupados com regras e igualdade
ü Tem muita energia
para correr e subir
ü Começa a pensar
abstratamente
ü Podem levar em consideração a opinião de
outras pessoas
ü Desfrutam de jogos
em grupo, participar de peças teatrais, e outros projetos complexos
ü Podem inventar
soluções criativas para muitas das suas próprias disputas
ü Gostam de
colecionar coisas
ü Podem sentir-se
preocupados com seus corpos
ü Preocupam-se muito
sobre o que os seus companheiros pensam, gostam ou fazem
ü Gostam de passar
tempo sozinhos
ü Gostam de sonhar
acordados
Como lidar com as
crianças que passam dos limites
Elas xingam, batem portas, destroem
brinquedos, chutam o que estiver pela frente, maltratam animais, batem nos
amigos e algumas até mesmo agridem seus próprios pais! Há crianças que são
extremamente agressivas. E quando são contrariadas ou algo as desaponta, então... sai da frente! O que fazer para acalmá-las?
A psicóloga Cristina Locatelli, autora do livro "Agressividade infantil - relax e reprogramação emocional para crianças", dá algumas dicas. Segundo ela, um comportamento agressivo constante é sempre um indicador de que algo não vai bem com a criança.
A psicóloga Cristina Locatelli, autora do livro "Agressividade infantil - relax e reprogramação emocional para crianças", dá algumas dicas. Segundo ela, um comportamento agressivo constante é sempre um indicador de que algo não vai bem com a criança.
Vejamos algumas possíveis causas:
necessidade de
amor, atenção, carinho
ciúmes dos irmãos
rejeição
ansiedade
disputa de poder
sentir-se
incompreendida
problemas
escolares
problemas de
relacionamento com amigos
imitação do comportamento agressivo do pai ou da mãe
A importância do exemplo
Vamos imaginar a seguinte cena: você está no supermercado com seu filho, ele lhe pede para comprar um doce, você diz "não" e ele fica bravo, bate o pé, ameaça jogar tudo no chão, fecha a cara e começa a chorar. Ele simplesmente se recusa a ouvir o que o você tem a dizer. Que atitude tomar? Segundo Cristina, o melhor a fazer é não gritar com a criança, mas falar em um tom de voz firme, para que ela entenda que deve obedecer.
Para a psicóloga, saber dizer não na hora certa é fundamental. "As birras só serão evitadas se ela souber claramente o que pode ou não fazer". Ainda de acordo com a psicóloga, é importante não dar atenção somente na hora em que a criança faz coisas erradas, pois isso estará reforçando esses comportamentos indesejados. Para estimular comportamentos positivos, é preciso dar atenção e estimular a criança, dando carinho, beijos, abraços e reconhecendo quando ela faz algo bom.
Algumas crianças são extremamente agressivas e outras são bastante calmas. Será que a agressividade é determinada pela personalidade da criança ou pelo modo como ela é criada? Para a psicóloga, a educação e o exemplo dos pais é essencial para determinar a reação dos pequenos diante dos obstáculos da vida. "É importante que a criança sinta-se aceita, valorizada. Crianças educadas com limites claros, amor, carinho e brincadeiras com os pais serão certamente menos agressivas", afirma.
Algumas crianças podem chegar ao extremo e agredir os próprios pais. "Essas crianças estão no comando da situação. Elas não têm limites determinados, e descarregam a sua frustração em cima deles, provavelmente bastante omissos com relação ao que realmente significa educar um ser humano", ressalta a psicóloga.
A importância do exemplo
Vamos imaginar a seguinte cena: você está no supermercado com seu filho, ele lhe pede para comprar um doce, você diz "não" e ele fica bravo, bate o pé, ameaça jogar tudo no chão, fecha a cara e começa a chorar. Ele simplesmente se recusa a ouvir o que o você tem a dizer. Que atitude tomar? Segundo Cristina, o melhor a fazer é não gritar com a criança, mas falar em um tom de voz firme, para que ela entenda que deve obedecer.
Para a psicóloga, saber dizer não na hora certa é fundamental. "As birras só serão evitadas se ela souber claramente o que pode ou não fazer". Ainda de acordo com a psicóloga, é importante não dar atenção somente na hora em que a criança faz coisas erradas, pois isso estará reforçando esses comportamentos indesejados. Para estimular comportamentos positivos, é preciso dar atenção e estimular a criança, dando carinho, beijos, abraços e reconhecendo quando ela faz algo bom.
Algumas crianças são extremamente agressivas e outras são bastante calmas. Será que a agressividade é determinada pela personalidade da criança ou pelo modo como ela é criada? Para a psicóloga, a educação e o exemplo dos pais é essencial para determinar a reação dos pequenos diante dos obstáculos da vida. "É importante que a criança sinta-se aceita, valorizada. Crianças educadas com limites claros, amor, carinho e brincadeiras com os pais serão certamente menos agressivas", afirma.
Algumas crianças podem chegar ao extremo e agredir os próprios pais. "Essas crianças estão no comando da situação. Elas não têm limites determinados, e descarregam a sua frustração em cima deles, provavelmente bastante omissos com relação ao que realmente significa educar um ser humano", ressalta a psicóloga.
Mas de jeito nenhum o professor pode
revidar. Isso causa até processo. Se você não está tendo condições de lidar com
a criança, passe a tarefa para outro e no caso extremo, chame os pais para buscá-la.
Como a agressividade se manifesta
Na tabela abaixo, veja de que forma se manifesta a agressividade em cada idade e como os pais e professores devem agir em cada situação.
Como a agressividade se manifesta
Na tabela abaixo, veja de que forma se manifesta a agressividade em cada idade e como os pais e professores devem agir em cada situação.
Idade
|
Como se manifesta a agressividade
|
Como agir com a criança
|
Até 1 ano
|
Choro, birra, tapas, mordidas.
|
Falando "não" para os
comportamentos errados; dando atenção e pequenas recompensas (beijos,
carinhos, amor) para o comportamento correto.
|
Até 4 anos
|
Choro, birra, tapas, destruir brinquedos e
outros objetos.
|
Idem acima e mais: estabelecendo
claramente os limites; selecionando programas de TV e usando técnicas de
relax e reprogramação.
|
Até 6 anos
|
Choro, birra, tapas, socos, chutes,
destruir brinquedos e outros objetos.
|
Idem acima e mais: explicando o
comportamento correto; os pais podem utilizar o castigo, caso necessário,
como último recurso.
|
Até 10 anos
|
Choro, tapas, socos, destruir objetos,
plantas, vinganças e pequenos atos maldosos.
|
Idem acima e mais: utilizando exemplos e
selecionando as amizades.
|
Em busca de soluções
- Conforme a criança cresce, sua agressividade poderá diminuir ou aumentar, dependendo de como o problema for administrado pela família. "É importante procurar solucionar o problema de agressividade antes da adolescência, fase em que surgem outras dificuldades de relacionamento", alerta a psicóloga.
-Ore. É bem provável que toda agitação seja eliminada com
palavras de amor e muita oração.
- Busque informações sobre a criança. Talvez o que ela está
fazendo é um pedido de socorro.
- Lembre-se que professor também pastoreia.
Líder da UCP
Líder da UCP
Geralmente é escolhido pelo Conselho da Igreja e caberá ao líder montar
sua equipe de trabalho. Lembrando sempre que ele lidera pessoas e não coisas.
TÉCNICAS DO BOM LÍDER:2. DELEGAR: acionar os recursos dos seus liderados ("dons") na direção do objetivo. Fazer com que 1+1 seja igual a 3, e não 2. Organizar tarefas e funções. Formar equipes.
3. INOVAR: aceitar mudanças e novas idéias. A única coisa que o bom líder não cede é quanto ao objetivo. No caso do líder cristão, não cede quanto á doutrina bíblica.
4. MOTIVAR: incentivar novas lideranças. Elogiar. Estimular a participação dos liderados nos processos que levam ao objetivo final. Ser exemplo de conduta.
5. PLANEJAR: ter uma visão de longo prazo, definindo prioridades. Treinar as lideranças. Adotar metodologias compatíveis com os objetivos.
2) Estabelecer objetivos alcançáveis e de acordo (consenso) mútuo
3) Distribuir tarefas e funções de acordo com a capacidade de cada membro
4) Ter avaliações periódicas e criar programa de motivação contínuo
Sugestões de temas para serem
abordados na UCP
O grande desafio é diferenciar a UCP da EBD. Por isso, os temas podem
ser éticos, mas com toda base bíblica.
Veja alguns exemplos:
- AMIZADE
- VIVENDO NA
VERDADE (BÍBLIA)
- SOU DE CRISTO
- MINHA FAMÍLIA
- ATITUDES QUE
FAZEM A DIFERENÇA
- EU SOU
ESPECIAL
- MÚSICA
- CONFERINDO O
RG DE JESUS
- SEGUINDO OS
PASSOS DE JESUS
- O MUNDO QUE
RECEBEMOS DE DEUS (MEIO AMBIENTE)
- AS PESSOAS
SÃO DIFERENTES
- EU SOU ASSIM
- MEUS
SENTIMENTOS
- HUMILDADE
- CONVIVÊNCIA
- SOLIDARIEDADE
- MINHAS
HABILIDADES
- OBEDIENCIA
Programações
em datas especiais
- Tarde na roça
- Tarde feliz (Programação Evangelística)
- Homenagem às mães e pais
- Tarde de Missões
- Páscoa – Explicar sobre a santa ceia com
pão e suco de uva
- Mural Informativo – Sugestões de cd’s,
livros, próximas programações, lembretes para os pais, brincadeiras e etc...
- Informativo bimestral da UCP – Boletim
- Missões – Programações especiais
- Louvor –
A ministração deve ser levada a sério a ponto de ensinar nossas crianças
como louvar a Deus.
- Relógio de Oração
- Filhos de Oração
- Participação nos cultos e também direção
- Palavra Pastoral direcionada para as
crianças
- Cineminha
ACAMPAMENTO
O ACAMPAMENTO
ou RETIRO é uma programação que
envolve a parte espiritual, social e esportiva.
É um momento que a UCP se afasta da
rotina do dia-a-dia e participa de diversas atividades programadas e com
objetivos definidos.
Equipe
para desenvolver o acampamento
1. Coordenação Geral
É responsável
em selecionar a equipe, coordenar reuniões, discutir o programa, delegar funções
e promover união.
2. Mensageiro Convidado
Ministra nas devocionais, fica a disposição
para orientação e aconselhamento. Na escolha deve-se considerar as
características de sua personalidade, estilo de pregação e a área de formação,
levando-se em conta as necessidades do grupo.
O convite deve incluir
o que o grupo espera dele, o tempo que estará disponível, o tipo de
instalações. Deixar claro que ele faz parte da equipe. Solicitar-lhe o roteiro
das palestras e dos estudos devocionais com antecedência para providenciar
cópias. Não convide desconhecidos e sem alguma referência.
3. Responsável pela Programação
Este deve descobrir as necessidades dos
participantes e planificar o programa de maneira a satisfazê-los.
Provê capacitação e treinamento
para a equipe. Coordena toda a programação. Promove reuniões de treinamento e
esclarecimento com a participação do orador e coordenadores do grupo.
4. Responsável pela Música
Seleciona os cânticos, ensaia com o
instrumental, ensina novos cânticos, viabiliza participações dos componentes,
providencia letras e partituras das músicas. Auxilia
a coordenação de sociabilidade.
5. Responsável pela recreação
Criatividade e ousadia são fundamentais
nesta área. Coordena brincadeiras, reuniões e dinâmicas que possibilitem recreação
e integração dos participantes.
Descobre e aproveita
talentos do grupo, auxilia o coordenador de esportes.
6. Responsável pelo Esporte
Responsável pela parte recreativa e
competitiva através de uma equipe de colaboradores especialistas em esportes,
passeios, jogos aquáticos, atletismo, incluindo salva-vidas. Promove a prática
de novos esportes.
7. Coordenador Administrativo Financeiro
Promove a divulgação, faz o controle das
inscrições por sexo, de acordo com as instalações. Efetua o recebimento das taxas
de inscrição. Administra a verba com os outros coordenadores.
Elabora o Boletim ou Jornal do
Acampamento
8. Responsável pela limpeza
Cuida da manutenção e orienta as formas de
preservar as instalações.
9. Médico / enfermeiro
Elabora a lista de
medicamentos básicos, tenta conseguir doações, dá assistência durante o
acampamento. De preferência, que seja um médico ou enfermeiro no exercício da profissão.
E escolha um sítio perto de algum posto médico para qualquer emergência.
10. Conselheiros
11. Som
12. Cantina
13. Cozinha
14. Decoração
TEMA : É escolhido um tema para o acampamento.
Sugestões:
- Vida de criança
- Jesus, meu amigo maior
- Navegando com Jesus
- Eu quero é Deus
Jantares
temáticos
É necessário que através de uma carta os
jantares temáticos sejam avisados aos pais com antecedência, para preparação.
- Jantar da amizade
- Jantar da Copa
- Jantar dos times
- Jantar do circo
- Jantar na floresta
- Jantar dos gêmeos
- Jantar do Oscar
A
organização
DATA: Verifique com o Pastor e demais líderes da igreja a data, cuidando para
que não haja nenhuma programação paralela.
LOCAL: A escolha de boas instalações físicas é muito importante,
principalmente se tratando de crianças. Cuidado com sítios com morros, buracos
e lama.
DISTÂNCIA: Um local muito distante pode aumentar muito no custo final e trazer
insegurança para os pais.
ÔNIBUS – Verificar um ônibus apropriado e seguro
para a condução das crianças.
DEPENDÊNCIAS:Não comece a organização sem primeiro conhecer as dependências. Se as
inscrições forem superiores a capacidade do acampamento, isso
acarretará insatisfações entre os participantes. As dependências devem ser
avaliadas por setores: capela para reuniões, número de cadeiras, plataforma,
sistema de som, instalações elétricas, sanitários, etc..
ALIMENTAÇÃO: Com antecedência, pensem nas 5 refeições básicas para as crianças.
Mas tente imaginar o que elas gostariam de comer. Não precisa ser todo dia
batata-frita, mas também não precisa colocar no cardápio berinjela e jiló.
ESPORTE E RECREAÇÃO: A
área que você está escolhendo, o que tem a oferecer?campo, gramado? Piscina?
Que tipo de material esportivo o acampamento vai oferecer e quem é o
responsável? Tudo isso é fundamental para o sucesso. Cuidado com a piscina.
Fique atento, não deixe somente um tio ficar de olho.
AVALIE AS INSTALAÇÕES
Abaixo uma lista de avaliação do local de acampamento. Isso é muito
importante.
AVALIAÇÃO DO LOCAL DE ACAMPAMENTO
Nome do local:______________________________________________________
Endereço:______________________________________________________
Nº _____
Telefone:________________Responsável:____________Data
da Visita:___/___/___
1.
Dependências
2.
Capacidade
do Local:___________Lugares.
2.
Setor de
Reuniões
Sala para reuniões: ( ) Sim
( ) Não Nº de lugares existentes:____________
Instrumentos Musicais: ( ) Sim (
) Não
Quais?________,_________,______
Podem
ser usados? ( ) Sim
( ) Não Tomadas: Sim (
) Não ( )
Voltagem:________________
Quadro de Giz: ( ) Sim
( ) Não Retroprojetor: ( ) Sim
( ) Não
Tela
de Projeção: ( ) Sim
( ) Não
3.
Setor de
Alimentação
a) Refeitório Apropriado? ( )
Sim (
) Não Nº de Mesas:_____________
Nº
de Lugares em cada mesa:_____________O Acampamento oferece refeições? ( ) Sim
( ) Não
Obs:_______________________________________________________________
b) Utensílios:
Possui utensílios básicos para cozinha? (
)Sim ( ) Não
Podemos usar qualquer utensílio de cozinha?
( ) Sim (
) Não
Quantos conjuntos (pratos, xícaras, etc.) o
local possui?___________________
Obs:_______________________________________________________________
4.
Setor de
Esportes
Campo de Futebol: ( ) Sim
( ) Não Quantos?_____________________
Quadra
Poli-esportiva: ( ) Sim (
) Não
Material
esportivo: ( ) Sim (
) Não
Quais?______________________________________________________________
Quais
são os jogos de mesa oferecidos pelo
local?_______________,_______________,________________,_______________
O
acampamento fornece material: ( ) Sim
( ) Não Quais?___________
Piscina:
( ) Sim (
) Não
Quantas?_______________________________
Condições
da piscina: Água tratada? ( ) Sim ( )
Não
Dimensões:
Comprimento _______Profundidade __________Largura _________
Rio
para nadar: ( ) Sim
( ) Não Distância:____________________
Obs:_______________________________________________________________
5.
Setor de
Dormitórios
Quartos
existentes no local:____________________________________________
Camas
em cada quarto:_______________________________________________
Nº
de quartos para moças:_____________________________________________
Nº
de quartos para rapazes:____________________________________________
Disponibilidade
de colocar colchões no chão:
( ) Sim (
) Não
Disponibilidade
de pendurar redes:
( ) Sim (
) Não
Sanitários
conjugados aos dormitórios: ( ) Sim
( ) Não
Chuveiros
quentes:_____________________Frios:__________________________
Obs:_______________________________________________________________
6.
Distância do
Acampamento
Distância
em km:_______________Distância do Acamp. até o asfalto:________
Acesso
em dias de chuva:____________Ônibus de linha passa próximo ao local
____________________________________________________________________
Qual?______________________________________________________________
Obs:_______________________________________________________________
ACAMPAMENTO
DA UCP
IGREJA PRESBITERIANA ----------------------
Data:
Local:
FICHA DE
INSCRIÇÃO
IGREJA:
Nome
Idade:
End.:
Bairro:
Estado: CEP:
Tel:
É
membro da Igreja') ( ) Sim ( ) Não
Nome do pai ou responsável:
Pretendo
chegar ao acampamento de:
( )
Condução da igreja
( )
Condução particular
Valores
do Acampamento:
AUTORIZAÇÃO
DOS RESPONSÁVEIS
Autorizamos____________________________________________________________
a viajar e participar do referido
acampamento.
_______________________________________________________
Assinatura do
pai ou responsável
A
mensageira tem qualquer problema de saúde?
Explique:
Em
caso de emergência. entre em contato com:
Número
de telefone:
Sugestões gerais
-
Correio da Amizade
-
Deixe com os pais o endereço, telefone e outras informações sobre o local, a
saída e a chegada das crianças. E como eles poderão entrar em contato.
-
Rádio
Vivemos infelizmente em um ambiente
ideal para obter informações de coisas contrárias à vida cristã verdadeira. Os
corações estão agitados e as mentes cansadas. Nesse murmurinho de intenções sem
soluções, chegamos com uma mensagem antiga, mas bem atual. Confrontando o “eu”
com o “EU SOU”. O “temporal” com o “ETERNO”. O “limitado” com o “SER
MIRACULOSO”.
E o professor cristão é um agente de
transformação deste mundo.
O investimento na área de educação
cristã sempre dá excelentes frutos para a glória do nosso senhor Jesus.
E lembre-se: nenhuma estratégia
pedagógica ou métodos mirabolantes podem substituir o que temos de mais
importante à unção de Deus. Sem esta unção, só existe o esforço humano, ou
seja, a unção de Deus é vital para o
ensino e também para nossas vidas.
É a Igreja Presbiteriana do Brasil:
“Ensinando e transformando
vidas para a glória de Deus.
Leninha Maia – Educadora
Cristã
AMEI...
ResponderExcluirQue Deus te abençõe ricamente, pela disposição para IDE.
Um abraço fraternal
Marta-Almenara-MG
Muitoooo boooom! Esta tmb é minha área
ResponderExcluirMuitoooo boooom! Esta tmb é minha área. IPB Presidente Dutra-MA
ResponderExcluirMuito legal!
ResponderExcluirMuito bom. Quanta coisa relevante. Deus a abençoe a cada dia mais!!!
ResponderExcluirMuito bom, amei muitíssimo obrigado..
ResponderExcluirExcelente!!!! Que Deus continue te abençoando!
ResponderExcluirYquineuMtrucra1985 Matt Mueller https://wakelet.com/wake/H5sU4H_MlcuX-34QZuHCD
ResponderExcluirdephopilsblos