UCP


UNIÃO PRESBITERIANA DE CRIANÇAS
Palestra: Leninha Maia
            Conforme Manual Unificado das Sociedades Internas Locais da Igreja Presbiteriana do Brasil os objetivos específicos das Sociedades Internas são:
o    Promover a plena integração dos membros da Igreja através de treinamento básico na vida cristã e na dinâmica denominacional, em todos os seus aspectos;
o    Incentivar o cultivo sadio das atividades espirituais, evangelísticas, missionárias, culturais, artísticas, sociais e desportivas;
o    Cooperar com a igreja, como parte integrante dela, em todas as suas atividades;
o    Servir a Deus e ao próximo;
o    Promover uma salutar convivência com todos os outros departamentos e organizações da IPB e também com denominações evangélicas fraternas.
"Traziam-lhe também as crianças, para que as tocasse; e os discípulos, vendo, os repreendiam. Jesus, porém, chamando-as para junto de si, ordenou: Deixai vir a mim os pequeninos e não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira alguma entrará nele."  Lucas 18.15-17

UCP = de 6 a 11 anos

Missão : "Servir como complemento para os pais na sua missão de levar seus filhos a se tornarem verdadeiros cristãos através do ensino da Palavra de Deus."

Nossa História
Liga Juvenil, UCP!...
Nos anos 40, 41 e 42, participávamos, eu e meus irmãos de uma animada Liga Juvenil, na Igreja Presbiteriana de S. José del Rei, MG. Tínhamos as nossas reuniões nas tardes de sábado, na casa da diretora, Dna. Lavínia, senhora consagrada, animada e dedicada. Morava ao lado da Igreja. Na sua simplicidade, com poucos e precários recursos, nos proporcionava horas felizes e gostosas, com brincadeiras, estudos, trabalhos e um gostoso lanche. Tínhamos reuniões especiais, festivas com vários programas. Tantos anos se passaram, mas a lembrança daquela época feliz, marcante ficou profundamente registrada no meu coração. Creio que por causa deste doce período que marcou a minha infância, mais tarde, já morando em Niterói, pude organizar a Liga Juvenil da nossa 1ª Igreja Presbiteriana de Niterói e ficar trabalhando até hoje. Tem sido longos e maravilhosos anos de trabalho com as crianças neste departamento tão importante da nossa Igreja. Como e quando começou a Liga Juvenil na nossa Igreja Presbiteriana do Brasil, não sei. Mas há muitos anos tem funcionado com muito dinamismo em algumas das nossas Igrejas com maravilhosos resultados na vida das crianças, levando-as a conhecer os ensinamentos do Senhor Jesus, ajudando-as a crescerem na Sua graça e conhecimento, dando-lhes uma boa base na vida cristã. 20 E por que UCP? No ano de 1980, numa reunião realizada em São Paulo como a Secretária Nacional do Trabalho Feminino, com a presença da Sra. Edna Costa, o pastor Loria (não me lembro o nome todo) e eu, como assessora da Sra. Edna Costa no trabalho da Liga Juvenil, foi proposto trocar o nome deste departamento para União de Crianças Presbiterianas — UCP. O trabalho de crianças, até então, era vinculado ao trabalho das senhoras, com a direção da Secretaria Nacional de SAFs. Pouco depois, nos idos de 1982, foi criada a Secretaria de Infância. A 1ª Secretaria Nacional de Crianças foi assumida pela Sra. Edna Costa, que já era responsável pela Secretaria de Senhoras. No ano de 1986, foi nomeada a Sra. Angelina Vieira, que ocupou o cargo durante 8 anos, sendo substituída pelo pastor Josué Alves Ferreira, o nosso atual secretário. No ano de 1978, nasceu a revista Juvenis por Cristo que tornou-se órgão oficial da Secretaria da Infância e levava aos líderes toda orientação sobre o trabalho, idéias e sugestões e para as crianças atividades e lições bíblicas. A revista circulou até o ano de 1995. Pelas misericórdias do Senhor, durante anos, tendo estado à frente deste trabalho, aqui na minha igreja. Tem sido uma grande bênção na minha vida, muito aprendi e muito me edifiquei ensinando as crianças. O meu grande desejo é que em todas as nossas Igrejas haja UCPs organizadas, ativas e que trabalhem com muito dinamismo preparando as nossas crianças na vida cristã levando-as a seguir e servir ao Senhor Jesus com muito amor. O trabalho é realmente maravilhoso. Que Deus, o nosso Pai, nos abençoe e desperte as nossas igrejas para este tão importante trabalho.
Tia Custódia

É bom lembrar:
No caso da UPA e UCP, os membros da Diretoria poderão ser membros não comungantes da Igreja local. A Diretoria deverá promover trabalhos mensais regulares.

CAPÍTULO VIII
Dos Orientadores
Art. 46 – Nomeados pelo Conselho, os Orientadores acompanham os trabalhos da UPA e da UCP, dando as informações e as orientações necessárias. Art. 47- São atribuições dos Orientadores:
a) elaborar planos de trabalho, juntamente com a Diretoria da UPA e da UCP;
b) trabalhar junto à Sociedade, de tal forma que sejam atingidas as finalidades previstas neste Manual;
c) estar presente nas reuniões plenárias da Diretoria ou da Comissão Executiva, orientando-os, estudando com eles a Bíblia e este Manual, levando-os a trabalhar e a resolver os seus próprios problemas da melhor maneira possível;
d) orientar os pais dos sócios ou seus responsáveis, buscando o apoio e colaboração dos mesmos.

Moto da UCP
Batalhando por Cristo,
Lutando com amor,
Sou um Soldado de nosso Senhor.


O que não é UCP.
·       Não é EBD
·       Não ensaio de Coral
·       Não é para tomar conta de crianças para os pais participarem do culto
·       Não é vitrine para os pais ficarem admirados
·       Não é um departamento parado

CARACTERÍSTICAS DAS CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR
ü  Estão movendo-se em direção à independência dos adultos
ü  Não querem, mas ainda necessitam de supervisão
ü  Gostam de praticar e aperfeiçoar suas habilidades
ü  Tornam-se preocupados com regras e igualdade
ü  Tem muita energia para correr e subir
ü  Começa a pensar abstratamente
ü   Podem levar em consideração a opinião de outras pessoas
ü  Desfrutam de jogos em grupo, participar de peças teatrais, e outros projetos complexos
ü  Podem inventar soluções criativas para muitas das suas próprias disputas
ü  Gostam de colecionar coisas
ü  Podem sentir-se preocupados com seus corpos
ü  Preocupam-se muito sobre o que os seus companheiros pensam, gostam ou fazem
ü  Gostam de passar tempo sozinhos
ü  Gostam de sonhar acordados
Como lidar com as crianças que passam dos limites
Elas xingam, batem portas, destroem brinquedos, chutam o que estiver pela frente, maltratam animais, batem nos amigos e algumas até mesmo agridem seus próprios pais! Há crianças que são extremamente agressivas. E quando são contrariadas ou algo as desaponta, então... sai da frente! O que fazer para acalmá-las?

A psicóloga Cristina Locatelli, autora do livro "Agressividade infantil - relax e reprogramação emocional para crianças", dá algumas dicas. Segundo ela, um comportamento agressivo constante é sempre um indicador de que algo não vai bem com a criança.
Vejamos algumas possíveis causas:
  necessidade de amor, atenção, carinho
  ciúmes dos irmãos
  rejeição
  ansiedade
  disputa de poder
  sentir-se incompreendida
  problemas escolares
  problemas de relacionamento com amigos
  imitação do comportamento agressivo do pai ou da mãe

A importância do exemplo

Vamos imaginar a seguinte cena: você está no supermercado com seu filho, ele lhe pede para comprar um doce, você diz "não" e ele fica bravo, bate o pé, ameaça jogar tudo no chão, fecha a cara e começa a chorar. Ele simplesmente se recusa a ouvir o que o você tem a dizer. Que atitude tomar? Segundo Cristina, o melhor a fazer é não gritar com a criança, mas falar em um tom de voz firme, para que ela entenda que deve obedecer.

Para a psicóloga, saber dizer não na hora certa é fundamental. "As birras só serão evitadas se ela souber claramente o que pode ou não fazer". Ainda de acordo com a psicóloga, é importante não dar atenção somente na hora em que a criança faz coisas erradas, pois isso estará reforçando esses comportamentos indesejados. Para estimular comportamentos positivos, é preciso dar atenção e estimular a criança, dando carinho, beijos, abraços e reconhecendo quando ela faz algo bom.

Algumas crianças são extremamente agressivas e outras são bastante calmas. Será que a agressividade é determinada pela personalidade da criança ou pelo modo como ela é criada? Para a psicóloga, a educação e o exemplo dos pais é essencial para determinar a reação dos pequenos diante dos obstáculos da vida. "É importante que a criança sinta-se aceita, valorizada. Crianças educadas com limites claros, amor, carinho e brincadeiras com os pais serão certamente menos agressivas", afirma.

Algumas crianças podem chegar ao extremo e agredir os próprios pais. "Essas crianças estão no comando da situação. Elas não têm limites determinados, e descarregam a sua frustração em cima deles, provavelmente bastante omissos com relação ao que realmente significa educar um ser humano", ressalta a psicóloga.
Mas de jeito nenhum o professor pode revidar. Isso causa até processo. Se você não está tendo condições de lidar com a criança, passe a tarefa para outro e no caso extremo, chame os pais para buscá-la.

Como a agressividade se manifesta

Na tabela abaixo, veja de que forma se manifesta a agressividade em cada idade e como os pais e professores devem agir em cada situação.
    Idade
Como se manifesta a agressividade
Como agir com a criança
Até 1 ano
Choro, birra, tapas, mordidas.
Falando "não" para os comportamentos errados; dando atenção e pequenas recompensas (beijos, carinhos, amor) para o comportamento correto.
Até 4 anos
Choro, birra, tapas, destruir brinquedos e outros objetos.
Idem acima e mais: estabelecendo claramente os limites; selecionando programas de TV e usando técnicas de relax e reprogramação.
Até 6 anos
Choro, birra, tapas, socos, chutes, destruir brinquedos e outros objetos.
Idem acima e mais: explicando o comportamento correto; os pais podem utilizar o castigo, caso necessário, como último recurso.
Até 10 anos
Choro, tapas, socos, destruir objetos, plantas, vinganças e pequenos atos maldosos.
Idem acima e mais: utilizando exemplos e selecionando as amizades.


Em busca de soluções

-
Conforme a criança cresce, sua agressividade poderá diminuir ou aumentar, dependendo de como o problema for administrado pela família. "É importante procurar solucionar o problema de agressividade antes da adolescência, fase em que surgem outras dificuldades de relacionamento", alerta a psicóloga.
-Ore. É bem provável que toda agitação seja eliminada com palavras de amor e muita oração.
- Busque informações sobre a criança. Talvez o que ela está fazendo é um pedido de socorro.
- Lembre-se que professor também pastoreia.

 
 
Líder da UCP
Geralmente é escolhido pelo Conselho da Igreja e caberá ao líder montar sua equipe de trabalho. Lembrando sempre que ele lidera pessoas e não coisas.
TÉCNICAS DO BOM LÍDER:
1. COMUNICAR: informar de maneira clara, direta e simples. Transmitir a visão da necessidade de conseguir o objetivo.
2. DELEGAR: acionar os recursos dos seus liderados ("dons") na direção do objetivo. Fazer com que 1+1 seja igual a 3, e não 2. Organizar tarefas e funções. Formar equipes.
3. INOVAR: aceitar mudanças e novas idéias. A única coisa que o bom líder não cede é quanto ao objetivo. No caso do líder cristão, não cede quanto á doutrina bíblica.
4. MOTIVAR: incentivar novas lideranças. Elogiar. Estimular a participação dos liderados nos processos que levam ao objetivo final. Ser exemplo de conduta.
5. PLANEJAR: ter uma visão de longo prazo, definindo prioridades. Treinar as lideranças. Adotar metodologias compatíveis com os objetivos.

AS 10 BEM AVENTURANÇAS DE UM LÍDER
1. Bem aventurado o líder que não busca posições elevadas, mas que foi convocado ao serviço pela sua habilidade e disposição de servir.
2. Bem aventurado o líder que sabe para onde está indo e como chegar lá.
3. Bem aventurado o líder que não fica desencorajado e que não apresenta alegações para isto.
4. Bem aventurado o líder que sabe liderar sem ser ditador. Os verdadeiros líderes são humildes.
5. Bem aventurado o líder que busca o melhor para os seus liderados.
6. Bem aventurado o líder que lidera conforme o bem da maioria e não segundo a gratificação pessoal de suas próprias idéias.
7. Bem aventurado o líder que desenvolve líderes ao liderar.
8. Bem aventurado o líder que marcha com o grupo, interpretando corretamente os sinais do caminho que conduzem ao sucesso.
9. Bem aventurado o líder que tem a sua cabeça nas nuves, mas os seus pés na terra.
10. Bem aventurado o líder que considera a liderança como uma oportunidade de servir.

O QUE É INOVAÇÃO?
É o ato de inovar, introduzir novidades, produzir algo novo, encontrar novo processo, renovar.
Lembre-se: a única coisa que não muda é a Palavra de Deus! (Lc 21.33 e Hb 13.8).

QUAIS OS PASSOS PARA FORMAR UMA BOA EQUIPE?
1) Convidar e selecionar a equipe de coordenadores da EBD
2) Estabelecer objetivos alcançáveis e de acordo (consenso) mútuo
3) Distribuir tarefas e funções de acordo com a capacidade de cada membro
4) Ter avaliações periódicas e criar programa de motivação contínuo

Sugestões de temas para serem abordados na UCP
O grande desafio é diferenciar a UCP da EBD. Por isso, os temas podem ser éticos, mas com toda base bíblica.
Veja alguns exemplos:
  • AMIZADE
  • VIVENDO NA VERDADE (BÍBLIA)
  • SOU DE CRISTO
  • MINHA FAMÍLIA
  • ATITUDES QUE FAZEM A DIFERENÇA
  • EU SOU ESPECIAL
  • MÚSICA
  • CONFERINDO O RG DE JESUS
  • SEGUINDO OS PASSOS DE JESUS
  • O MUNDO QUE RECEBEMOS DE DEUS (MEIO AMBIENTE)
  • AS PESSOAS SÃO DIFERENTES
  • EU SOU ASSIM
  • MEUS SENTIMENTOS
  • HUMILDADE
  • CONVIVÊNCIA
  • SOLIDARIEDADE
  • MINHAS HABILIDADES
  • OBEDIENCIA

Programações em datas especiais
- Tarde na roça
- Tarde feliz (Programação Evangelística)
- Homenagem às mães e pais
- Tarde de Missões
- Páscoa – Explicar sobre a santa ceia com pão e suco de uva
- Mural Informativo – Sugestões de cd’s, livros, próximas programações, lembretes para os pais, brincadeiras e etc...
- Informativo bimestral da UCP – Boletim
- Missões – Programações especiais
- Louvor –  A ministração deve ser levada a sério a ponto de ensinar nossas crianças como louvar a Deus.
- Relógio de Oração
- Filhos de Oração
- Participação nos cultos e também direção
- Palavra Pastoral direcionada para as crianças
- Cineminha

ACAMPAMENTO

O ACAMPAMENTO ou RETIRO é uma programação que envolve a parte espiritual, social e esportiva.
 É um momento que a UCP se afasta da rotina do dia-a-dia e participa de diversas atividades programadas e com objetivos definidos.

Equipe para desenvolver o acampamento

1.      Coordenação Geral
É responsável em selecionar a equipe, coordenar reuniões, discutir o programa, delegar funções e promover união.

2.      Mensageiro Convidado
Ministra nas devocionais, fica a disposição para orientação e aconselhamento. Na escolha deve-se considerar as características de sua personalidade, estilo de pregação e a área de formação, levando-se em conta as necessidades do grupo.
            O convite deve incluir o que o grupo espera dele, o tempo que estará disponível, o tipo de instalações. Deixar claro que ele faz parte da equipe. Solicitar-lhe o roteiro das palestras e dos estudos devocionais com antecedência para providenciar cópias. Não convide desconhecidos e sem alguma referência. 

3.      Responsável pela Programação
Este deve descobrir as necessidades dos participantes e planificar o programa de maneira a satisfazê-los.
Provê capacitação e treinamento para a equipe. Coordena toda a programação. Promove reuniões de treinamento e esclarecimento com a participação do orador e coordenadores do grupo.

4.      Responsável pela Música
Seleciona os cânticos, ensaia com o instrumental, ensina novos cânticos, viabiliza participações dos componentes, providencia letras e partituras das músicas.                                      Auxilia a coordenação de sociabilidade.

5.      Responsável pela recreação
Criatividade e ousadia são fundamentais nesta área. Coordena brincadeiras, reuniões e dinâmicas que possibilitem recreação e integração dos participantes.
            Descobre e aproveita talentos do grupo, auxilia o coordenador de esportes. 

6.      Responsável pelo Esporte
Responsável pela parte recreativa e competitiva através de uma equipe de colaboradores especialistas em esportes, passeios, jogos aquáticos, atletismo, incluindo salva-vidas. Promove a prática de novos esportes.

7.      Coordenador Administrativo Financeiro
Promove a divulgação, faz o controle das inscrições por sexo, de acordo com as instalações. Efetua o recebimento das taxas de inscrição. Administra a verba com os outros coordenadores.
   Elabora o Boletim ou Jornal do Acampamento
8.      Responsável pela limpeza
Cuida da manutenção e orienta as formas de preservar as instalações.

9.      Médico / enfermeiro
Elabora a lista de medicamentos básicos, tenta conseguir doações, dá assistência durante o acampamento. De preferência, que seja um médico ou enfermeiro no exercício da profissão. E escolha um sítio perto de algum posto médico para qualquer emergência.

10.  Conselheiros
11.  Som
12.  Cantina
13.  Cozinha
14.  Decoração

TEMA : É escolhido um tema para o acampamento.
Sugestões:
- Vida de criança
- Jesus, meu amigo maior
- Navegando com Jesus
- Eu quero é Deus

Jantares temáticos
É necessário que através de uma carta os jantares temáticos sejam avisados aos pais com antecedência, para preparação.
- Jantar da amizade
- Jantar da Copa
- Jantar dos times
- Jantar do circo
- Jantar na floresta
- Jantar dos gêmeos
- Jantar do Oscar

A organização

DATA: Verifique com o Pastor e demais líderes da igreja a data, cuidando para que não haja nenhuma programação paralela.
LOCAL: A escolha de boas instalações físicas é muito importante, principalmente se tratando de crianças. Cuidado com sítios com morros, buracos e lama.
DISTÂNCIA: Um local muito distante pode aumentar muito no custo final e trazer insegurança para os pais.
ÔNIBUS – Verificar um ônibus apropriado e seguro para a condução das crianças.
DEPENDÊNCIAS:Não comece a organização sem primeiro conhecer as dependências. Se as inscrições   forem superiores a capacidade do acampamento, isso acarretará insatisfações entre os participantes. As dependências devem ser avaliadas por setores: capela para reuniões, número de cadeiras, plataforma, sistema de som, instalações elétricas, sanitários, etc..
ALIMENTAÇÃO: Com antecedência, pensem nas 5 refeições básicas para as crianças. Mas tente imaginar o que elas gostariam de comer. Não precisa ser todo dia batata-frita, mas também não precisa colocar no cardápio berinjela e jiló.
ESPORTE E RECREAÇÃO: A área que você está escolhendo, o que tem a oferecer?campo, gramado? Piscina? Que tipo de material esportivo o acampamento vai oferecer e quem é o responsável? Tudo isso é fundamental para o sucesso. Cuidado com a piscina. Fique atento, não deixe somente um tio ficar de olho.
AVALIE AS INSTALAÇÕES

Abaixo uma lista de avaliação do local de acampamento. Isso é muito importante. 

AVALIAÇÃO DO LOCAL DE ACAMPAMENTO 

Nome do local:______________________________________________________

Endereço:______________________________________________________ Nº _____ 

Telefone:________________Responsável:____________Data da Visita:___/___/___ 
1.      Dependências
2.       Capacidade do Local:___________Lugares.
2.      Setor de Reuniões
Sala para reuniões: (   ) Sim   (   ) Não  Nº de lugares existentes:____________
Instrumentos Musicais: (   ) Sim (   ) Não  Quais?________,_________,______
Podem ser usados?  (   ) Sim    (  ) Não        Tomadas:   Sim (  )   Não (  )  Voltagem:________________
Quadro de Giz: (  ) Sim   (   ) Não           Retroprojetor: (   ) Sim    (   ) Não
Tela de Projeção:  (   ) Sim  (   ) Não
3.      Setor de Alimentação
a) Refeitório Apropriado?   (   ) Sim    (   ) Não   Nº de Mesas:_____________
Nº de Lugares em cada mesa:_____________O Acampamento oferece refeições? (   ) Sim  (   ) Não
Obs:_______________________________________________________________
b) Utensílios:
Possui utensílios básicos para cozinha?  (   )Sim    (   ) Não
Podemos usar qualquer utensílio de cozinha? (   ) Sim     (   ) Não
Quantos conjuntos (pratos, xícaras, etc.) o local possui?___________________
Obs:_______________________________________________________________
4.      Setor de Esportes
  Campo de Futebol: (   ) Sim    (   ) Não     Quantos?_____________________
Quadra Poli-esportiva: (   ) Sim     (   ) Não
Material esportivo: (   ) Sim      (   ) Não
Quais?______________________________________________________________
Quais são os jogos de mesa oferecidos pelo local?_______________,_______________,________________,_______________
O acampamento fornece material:   (   ) Sim   (   ) Não   Quais?___________
Piscina: (   ) Sim     (   ) Não     Quantas?_______________________________
Condições da piscina: Água tratada? (   ) Sim    (   ) Não     
Dimensões: Comprimento _______Profundidade __________Largura _________
Rio para nadar:  (    ) Sim    (    ) Não          Distância:____________________
Obs:_______________________________________________________________
5.      Setor de Dormitórios
 Quartos existentes no local:____________________________________________
Camas em cada quarto:_______________________________________________
Nº de quartos para moças:_____________________________________________
Nº de quartos para rapazes:____________________________________________
Disponibilidade de colocar colchões no chão:                (   ) Sim      (   ) Não
Disponibilidade de pendurar redes:                              (   ) Sim      (   ) Não
Sanitários conjugados aos dormitórios:                          (   ) Sim     (   ) Não
Chuveiros quentes:_____________________Frios:__________________________
Obs:_______________________________________________________________
6.      Distância do Acampamento
Distância em km:_______________Distância do Acamp. até o asfalto:________
Acesso em dias de chuva:____________Ônibus de linha passa próximo ao local
____________________________________________________________________
Qual?______________________________________________________________
Obs:_______________________________________________________________
 
ACAMPAMENTO DA UCP
  IGREJA PRESBITERIANA ----------------------
 Data:
 Local:
FICHA DE INSCRIÇÃO

IGREJA:

Nome                                                                                                                        Idade:
End.:                                                                                                          
Bairro:                                                       Estado:                                           CEP:
Tel:

É membro da Igreja') ( ) Sim ( ) Não
 Nome do pai ou responsável:
Pretendo chegar ao acampamento de:
     (  ) Condução da igreja
    (  ) Condução particular

Valores do Acampamento:


AUTORIZAÇÃO DOS RESPONSÁVEIS
 Autorizamos____________________________________________________________ a viajar e  participar do referido acampamento.

_______________________________________________________
Assinatura do pai ou responsável

A mensageira tem qualquer problema de saúde?
Explique:

Em caso de emergência. entre em contato com:
Número de telefone:

Sugestões gerais
- Correio da Amizade
- Deixe com os pais o endereço, telefone e outras informações sobre o local, a saída e a chegada das crianças. E como eles poderão entrar em contato.
- Rádio

           Vivemos infelizmente em um ambiente ideal para obter informações de coisas contrárias à vida cristã verdadeira. Os corações estão agitados e as mentes cansadas. Nesse murmurinho de intenções sem soluções, chegamos com uma mensagem antiga, mas bem atual. Confrontando o “eu” com o “EU SOU”. O “temporal” com o “ETERNO”. O “limitado” com o “SER MIRACULOSO”.
         E o professor cristão é um agente de transformação deste mundo.
        O investimento na área de educação cristã sempre dá excelentes frutos para a glória do nosso senhor Jesus.
       E lembre-se: nenhuma estratégia pedagógica ou métodos mirabolantes podem substituir o que temos de mais importante à unção de Deus. Sem esta unção, só existe o esforço humano, ou seja, a unção de  Deus é vital para o ensino e também para nossas vidas.
    É a Igreja Presbiteriana do Brasil:
“Ensinando e transformando vidas para a glória de Deus. 

Leninha Maia – Educadora Cristã

Comentários

  1. AMEI...
    Que Deus te abençõe ricamente, pela disposição para IDE.
    Um abraço fraternal
    Marta-Almenara-MG

    ResponderExcluir
  2. Muitoooo boooom! Esta tmb é minha área

    ResponderExcluir
  3. Muitoooo boooom! Esta tmb é minha área. IPB Presidente Dutra-MA

    ResponderExcluir
  4. Muito bom. Quanta coisa relevante. Deus a abençoe a cada dia mais!!!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, amei muitíssimo obrigado..

    ResponderExcluir
  6. Excelente!!!! Que Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TREINAMENTO PARA BERÇÁRIO NA IGREJA

TREINAMENTO DEPARTAMENTO INFANTIL