CULTO INFANTIL
Leninha Maia

INTRODUÇÃO
1. OBJETIVOS BEM TRAÇADOS
Esquema metodológico
2. ALCANÇANDO RESULTADOS
2.1 Vida do professor
2.2 Unção
2.3 Planejamento
2.4 Contato com os pais
3. COMO DESENVOLVER
3.1- Agenda com temas e datas comemorativas
3.2- Treinamento
3.3- Reuniões periódicas com a equipe
4. FORMANDO UMA BOA EQUIPE
4.1 Dedicação
4.2 Cuidados importantes
4.3 Interesse individual
4.4 Tom afetivo ou sensibilidade do professor para com os alunos
5. Crianças
5.1 Características
5.2 Comportamento
5.3 Disciplina
6.  CRIATIVIDADE
6.1 Desafios para o professor – QT qualidade total
6.2 Idéias & Novidades
7. CULTO
7.1   Objetivo
7.2  Prioridade
7.3  Liturgia / Desenvolvimento do Ensino
7.4  Material utilizado
7.5  Formato
7.6 Envolvimento das crianças
7.7 Oração
7.8  Acompanhamento Pastoral
8. PREGAÇÃO PARA CRIANÇAS
8.1 – Linguagem
8.2- Clareza
8.3- Interesse
9. MÚSICA
9.1 Seleção
9.2
10. CONCLUSÃO

INTRODUÇÃO

“Antes de mandar a Igreja para o mundo,
Cristo mandou o Espírito para a Igreja.”
John Stott

         Certa vez uma pessoa perguntou para o pastor Antônio Elias o que seria unção e ele com muita clareza respondeu: “UNS SÃO E OUTROS NÃO”.
         Muitas pessoas se especializam em diversas áreas, se formam nos mais variados cursos e isso é muito bom. Mas o que faz realmente a diferença é a unção derramada pelo Espírito Santo de Deus.
         Todos nós que trabalhamos na obra do Senhor devemos buscar o aperfeiçoamento continuo para louvor da glória de Jesus. Mas não podemos jamais parar por aí. Pois é a unção de Deus que fará diferença na ministração da Palavra. 
         Podemos e devemos buscar criatividade em nossas atividades, mas a unção vem como o transbordar da presença de Deus naquilo que fazemos.
“E vós tendes a unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento... Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou”
(1 Jo 2.20,27).
"A minha linguagem e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder; para que a vossa fé não se apoiasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus."
I Coríntios 2:4,5
         Temos a oportunidade de cultuarmos ao nosso Deus a todo o momento, pois nossa vida deve ser de um modo geral um culto de glorificação ao Senhor. E as nossas crianças não podem deixar de entender a nossa missão como pessoas que se renderam a Jesus Cristo.
         Mas também temos a oportunidade de separmos momentos exclusivos para adoração. Que é o culto que participamos com os nossos irmãos que fazem parte da Igreja visível de Jesus Cristo aqui na terra.
         Temos mais uma oportunidade de orientarmos os nossos pequenos nesse momento.
         Crianças convictas da importância da adoração a Deus de forma bíblica, fervorosa e transformadora para honra e glória de Deus.
         E criança não consegue apresentar nada engessado, isso já facilita o líder do Culto Infantil. Por mais que ele queira impor regras, a espontaneidade da criança quebra o gelo, transformando este momento em algo vivo, mas com reverencia ao Senhor Jesus.
         A intenção de quase todos os líderes de culto Infantil é transformá-lo numa miniatura do culto dos adultos. Mas precisamos nos lembrar que as características das crianças são muito diferentes de um adulto. O jeito; a espontaneidade; se tem vontade de perguntar na hora do culto, pergunta; fala o que sente; demonstra claramente se o culto está cansativo ou não, etc.
         Para isso, o líder deve se preparar o melhor possível para que junto das crianças realize algo que seja agradável a Deus.
         É a oportunidade das crianças entenderem sobre a  importância do culto, sendo um espaço de adoração com o qual elas se identificam.

1. OBJETIVOS BEM TRAÇADOS
“O lugar para onde Deus chama é o local
 onde sua alegria mais profunda e a
maior necessidade do mundo se encontram!”
Frederick Buechner

       O objetivo do Culto Infantil é orientar as crianças sobre a verdadeira adoração a Deus liturgicamente.  Cultuando com base bíblica, através da Palavra que transforma, da unção que edifica e do poder de Deus que transforma.
        
Esquema metodológico
Experiência - É a criança participando ativamente do processo de aprendizagem. Sendo o processo da dinâmica, do exercício, o fato, a noticia, o experimento, todos os processos de aprendizagem que criam condições para que ele participe ativamente do processo de ensino baseado na sua realidade.
Reflexão - é o processo pelo qual a criança  traz à tona o significado da experiência usando a memória, a imaginação e os sentimentos pára captar o significado e o valor essencial do que está aprendendo com as atividades geais dentro e fora da igreja, para descobrir sua relação com outros aspectos do conhecimento.
Ação - É a oportunidade para que as crianças possam aplicar adequadamente o aprendido e ter a oportunidade de refletir. Levando-os a agir desenvolvendo uma postura ou atitude, interior e exterior, sobre o que fazer com a verdade conquistada durante o processo de aprendizagem.
Avalição - É o apreciar do progresso, o domínio, a participação das crianças.

2. ALCANÇANDO RESULTADOS
2.1 Vida do professor
         É muito importante contarmos com uma equipe que saiba e tenha convicção que sua própria vida é um culto agradável a Deus.
         A nossa vida deve demonstrar a presença de Deus a cada momento.  E isso se traduz em intimidade com o Senhor Jesus.
         Não tem como a gente passar o que à gente não tem. Se você tem vida, tem como passar vida. Mas se você leva morte, passará morte. Isso pode parecer forte, mas é verdade. Se a sua vida espiritual estiver no CTI o que você espera para abençoar outras pessoas. Não estamos falando aqui de problemas e tribulações que podemos passar, mas fala de relacionamento com o próprio Deus. Pois lutas não significa ausência da presença de Deus. Muitos sevos fervorosos passam por dias difíceis, mas com fé que servimos ao Deus da vitória.
         O professor deve ser um árduo leitor da Palavra de Deus. E nela meditar dia e noite. Tendo prazer de conhecer as orientações de Deus para sua vida. Mas tem gente que está na Igreja, é líder, mas não tem o hábito da leitura da Bíblia e isso nos deixa deficientes em relação a Palavra de Deus.
         Conta-se uma história que um menino de forma muito simples perguntou o seguinte para o seu pai: Pai, a Bíblia é de Deus? - O pai rapidamente respondeu: Claro meu filho, a Bíblia é Deus. – E o menino continuou: Pai, o senhor tem certeza que a Bíblia é de Deus. – E o pai responde novamente: Claro que tenho. A Bíblia é de Deus. É a sua Palavra. – E o menino de forma ingênua questionou: Pai se a Bíblia é mesmo a Palavra de Deus, não é melhor  devolver. O senhor não lê mesmo.
         Essa historinha é bem simples, mas nos chama atenção para uma grande verdade. O que temos feito com a Palavra de Deus?
         A oração também é fundamental para um relacionamento com o Espírito Santo. Precisamos no0s voltar para orarmos mais ao Senhor. A oração é oxigênio.  Os grandes homens e mulheres da Bíblia foram pessoas de oração. Os grandes avivamentos na história da Igreja começaram com oração. A nossa vida precisa ser de oração.
         Será uma hipocrisia do líder do Culto Infantil falar de oração, mas não vive-la. E vamos afirmar que o maior desafio da oração e sermos a própria resposta.
         Para nós, o professor é o estimulador, mediador e facilitador no processo de aprendizagem, deixou de ser o centro do processo. Sabe que a aprendizagem é produto da construção do aluno. Tem como centro de sua preocupação criar neste aluno um vínculo positivo como o saber, para que descubra o prazer em aprender sempre mais. Ciente da importância de sua formação permanente está sempre buscando, é inquieto, tem mentalidade aberta, senso crítico e atitude investigativa.

AS 10 BEM AVENTURANÇAS DE UM LÍDER
1. Bem aventurado o líder que não busca posições elevadas, mas que foi convocado ao serviço pela sua habilidade e disposição de servir.
2. Bem aventurado o líder que sabe para onde está indo e como chegar lá.
3. Bem aventurado o líder que não fica desencorajado e que não apresenta alegações para isto.
4. Bem aventurado o líder que sabe liderar sem ser ditador. Os verdadeiros líderes são humildes.
5. Bem aventurado o líder que busca o melhor para os seus liderados. 
6. Bem aventurado o líder que lidera conforme o bem da maioria e não segundo a gratificação pessoal de suas próprias idéias.
7. Bem aventurado o líder que desenvolve líderes ao liderar.
8. Bem aventurado o líder que marcha com o grupo, interpretando corretamente os sinais do caminho que conduzem ao sucesso.
9. Bem aventurado o líder que tem a sua cabeça nas nuvens, mas os seus pés na terra.
10. Bem aventurado o líder que considera a liderança como uma oportunidade de servir.

2.2 Unção
         Tem muita gente que realiza um trabalho maravilhoso, tem vários títulos e diplomas, mas falta um requisito básico e fundamental para o Ensino. A Unção que só pode vir do próprio Deus.
         Não estamos dizendo que não é necessário uma preparação para a obra, pelo contrário, é muito importante a pessoa estar aberta para sempre aprender mais.
         O problema é quando a pessoa acha que dá conta por si mesma da obra do Senhor. Quem chama é o Senhor e quem capacita também é ele.
         A unção vem como o transbordar do poder de Deus nas nossas vidas. E isso contagia todos que estão ao nosso redor para honra e glória de Deus.

2.3 Planejamento
         Tudo em nossa vida se torna mais produtivo através de um planejamento. E não é diferente quando se trata de Culto Infantil.
         O Planejamento é um processo que visa determinar a direção a ser seguida para alcançar um resultado desejado.
         Ao planejarmos temos a possibiliadade de evitarmos erros e acertamos o objetivo. Por exemplo, se nosso objetivo é levar as crianças a  cultuar a Deus, no planejamento teremos a oportunidade de colocarmos os meios para chegar ao objetivo.
         Planejar um culto Infanil exige que tenhamos objetivos bem claros e definidos.
            Preste atenção nos seguintes objetivos:
  • Conhecer Jesus Cristo como único Salvador e Senhor da nossa vida.
  • Crescimento espiritual.
  • Edificação da igreja.
    Voce pode montar um quadro para passar para equipe as informações de escala e temas.
Data
Dirigente
Equipe de louvor
Tema
Observações
















2.4 Contato com os pais
v  Reuniões periódicas
         Montando a agenda do ano, marque reuniões periódicas com os pais. Pode ser feito reuniões rápidas após o culto. Aproveite para passar como tem sido as atividades com no culto infantil, o interesse deles e a importância da motivação dos pais em casa.
         Essas reuniões também podem ser feitas em dias como sábado, marcando palestras, reunião de oração, orientações e aconselhamento.
         O mais importante é deixar os pais informados sobre o desenvolvimento do Culto Infantil.
v  Monte um mural na sala do Culto Infantil com fotos das crianças que freqüentam e de suas famílias. Podendo ser um mural de oração.
v  Ligue e ore com os pais. Eles sentirão o amor e a presença da Igreja.
v  Pode montar um boletim informativo bimestral para dar avisos aos pais e professores, colocar a escala do Culto (assim os pais acompanham a organização da equipe), um texto, dicas para os pais, uma palavra do pastor.
v  Biblioteca para os pais
         É uma oportunidade da Equipe do Culto Infantil se aproximar dos pais e ajudá-los a desenvolver o Culto doméstico. Podendo te devocionais, revistas da Igreja, etc. Você também pode ter livros que falem sobre educação infantil.
         Pode-se manter uma boa comunicação com os pais através de:
v  Bilhetes dizendo o que está acontecendo no Culto Infantil
v  Cartões/cartas (aniversário, natal e outros dias importantes)
v  Quadro de avisos (notícias, informações, idéias)

3. COMO DESENVOLVER
·         Trace os objetivos para o Culto Infantil
·         Monte uma agenda com as datas, nomes dos líderes responsáveis, e temas dos cultos.
·         Separe líderes que fiquem responsáveis por áreas chaves. E se o problema é material humano, lembre-se que o autor da obra envia trabalhadores para a ceara. Então, ao invés de reclamar, ORE pedindo trabalhadores.
·         Pesquise, converse com as próprias crianças antes de desenvolver os objetivos.
·         É muito importante que cada líder tenha consciência que o Culto precisa de preparação. Não tem como realizar de qualquer jeito. É preciso fazer o melhor para Deus.

3.1- Agenda com temas e datas comemorativas
         Ao montar a agenda verifique datas comemorativas. Isso facilitará a organização para atividades diferentes.
Algumas sugestões:
v  Dia Nacional da Poesia / Incentivar as crianças a escreverem poesias que falam sobre Jesus e seu amor. Elas podem recitar no culto e quem sabe o líder pode organizar e publicá-las em livretos.
v  PÁSCOA – Chame o pastor para falar neste dia e explicar como era a Páscoa para os Judeus e sobre a morte e ressurreição de Jesus. Aproveite e compre alguns alimentos que os judeus utilizavam para a Páscoa. Eles tem seus significados. E o pastor pode utilizar para explicar.
v  Dia Nacional do Livro Infantil – O Culto Infantil pode incentivar as crianças a leitura. Podem ser divididos alguns livros da Bíblia para que eles pesquisem e depois digam o que eles aprenderam com a pesquisa.
v  Culto no 2º domingo de maio e 2º domingo de agosto. Agradecendo a Deus pelas mães e pais. Eles podem ser convidados para participarem e serem homenageados.
v  Agosto - Dia do Presbiterianismo no Brasil / Comemoração e teatro com as crianças. Mostrando de forma criativa a história da Igreja Presbiteriana.
v  No mês de outubro atividades especiais no culto. A Equipe do Culto Infantil pode pedir para os departamentos de a Igreja montar alguma surpresa a cada Culto para as crianças.
v  No mês de outubro também tem o Dia do Professor – Momento de gratidão no Culto. Todos os professores da EBD podem ser convidados para este momento. As crianças podem demonstrar a gratidão a Deus pelas vidas dos professores.
v  Dezembro tem o Dia da Bíblia
v  Também podem organizar um Culto de Encerramento do Ano e de Natal.

3.2- Treinamento
         O líder precisa estar atendo as novidades, idéias e com visão de crescimento. Todos nós precisamos aprender mais e mais. O treinamento nos capacita a termos também mais segurança no que fazemos.
         A Igreja precisa investir nos seus membros para se aperfeiçoarem.

3.3- Reuniões periódicas com a equipe
v  Momento de Crescimento: Professores e Equipe
         Momento reservado à Coordenação, professores e equipe para espaço pedagógico, reuniões administrativas e para ministração de princípios bíblicos e ético-cristão, visando aperfeiçoamento da equipe.
v  Momento Pedagógico dos líderes do Culto Infantil
         Encontro trimestral da Coordenadoria com os professores a fim de: Acompanhar, supervisionar e orientar o professor no exercício das atividades no Culto.  Oportunidade de apresentar novas idéias e técnicas de ensino, apresentar novos cânticos e organizar e confeccionar materiais.
v  Capacitação de Liderança Cristã
         Treinamentos específicos para professores da área de Culto Infantil.
v  Momentos Devocionais
         Grupos de intercessão pelas vidas das crianças, professores, equipe e pais.

4. FORMANDO UMA BOA EQUIPE
“Quem dá a ordem, dá o poder.”
Rev. Hernandes Dias Lopes.
       Você pode de cara me perguntar: Equipe? Trabalho sozinho. Ninguém quer trabalhar.
         Durante o tempo que estou lidando com o Ministério Infantil passei por congregações em favelas, igreja de que tinha razoavelmente condições, mas todas com uma característica parecida. As pessoas se interessam em trabalhar no ministério quando percebem que o líder é alguém que sonha e corra atrás para realização deste sonho.
         Se você é um líder que vive reclamando por falta de tempo, material e outras coisas, as pessoas ao invés de se aproximarem, vão se afastar e o trabalho se torna algo cansativo e sem vida.
         Mas se as pessoas conseguem enxergar brilho no seu olhar quando o assunto é o Ministério, logo, logo as pessoas vão se aproximar para se juntar a equipe.
         Já presenciei Ministérios e líderes que encaram o trabalho com tanto amor e dedicação e mesmo sem contar com pessoas no inicio, não demorou muito para que pessoas ficassem em fila de espera para o trabalho.
         Mas também já presenciei líderes que acabaram detonando toda equipe.
         Vai depender da visão do líder. E a visão precisa ser de Deus. Fé para acreditar que a obra não é nossa, mas do próprio Deus.

4.1 Dedicação
         Sabe quando você entende que tem um chamado do próprio Deus para uma responsabilidade, uma missão? E isso toma conta do seu coração de tal forma que você acorda sonhando com a transformação, passa o dia pensando em como alcançar o objetivo e vai dormir com a certeza que você fez o melhor para que o desejo de Deus aqui na terra através da sua vida aconteça. Isso é dedicação.
         É você investir tempo e muito amor para que seja realizado algo de excelência para Deus.
         Muitas vezes na vida vivemos de mais ou menos. A gente ama mais ou menos, trabalha mais ou menos, sonha mais ou menos, o nosso relacionamento com
         Precisamos ter a certeza em nosso coração que Deus deve ser o nosso maior e melhor amor e com isso tudo para ele deve ser grandioso em dedicação, renuncia e muito amor.
         Por isso, preste atenção nas seguintes orientações:
·         Procure chegar ao local do Culto 15 minutos antes de começar. Organize o material, a sala, os instrumentos.
·         Recepcione as crianças com muita alegria, procurando conhecer cada uma delas pelo nome.
·         Se esforce para que o Culto seja criativo e dinâmico para a criança.
·         Procure observar e organizar o ambiente do culto. Deixando um local arejado, limpo, organizado, iluminado.
·         Se for necessário, verifique na Igreja pessoas interessadas em trabalhar nesta área. Mas que sua equipe tenha bastante amor no que faz.

4.2 Cuidados importantes
O passo mais importante é pedir orientação de Deus para que envie pessoas para o trabalho. Alguns líderes entram em dificuldade na liderança, pois assumem todas as responsabilidades e quando percebem, estão esgotados e exaustos para a realização das atividades.
         Por mais que o líder tenha amor e dedicação, ele deve lembrar que ele é ser humano e como todo ser humano pode sentir-se esgotado pelo acumulo de atividades para realizar.
         Pense numa equipe que saiba inovar, introduzindo novidades, produzindo algo. Lembre-se que a única coisa que não muda é a Palavra de Deus. (Lucas 21.33, Hb 13.8)
         E tenha muito cuidado na escolha de líderes. Cuidado com os enganadores. Procure saber sobre a vida, testemunho, contato com a família e igreja. Muitas comunidades evangélicas tem enfrentado problemas sérios por colocar pessoas erradas para trabalhar com adolescentes. Por isso, vamos destacar de forma bem direta alguns cuidados essenciais:
10.10        Cuidado com pessoas que aparecem na Igreja do nada e logo se interessam por trabalhar nesta área.
10.11        Nunca de oportunidade a alguém levar a palavra sem que os líderes da Igreja conheçam a pessoa.
10.12        Evite colocar pessoas para liderar com tendências homossexuais.
10.13        Converse com o pastor da Igreja antes de tomar qualquer decisão.
10.14        Que os líderes da Igreja aprovem a pessoa
10.15        Recomendamos que os líderes não sejam novos convertidos.
10.16        Pesquise cuidadosamente a vida da pessoa.
10.17        E qualquer suspeita, dúvida, desconfiança, em amor tire a limpo o que está acontecendo. Não deixe para depois, mas não faça disso fofoca dentro da Igreja. Qualquer dificuldade ou problema mais sério deve ser encaminhado imediatamente ao pastor da Igreja.
         Veja alguns passos importantes para se formar uma boa equipe:
  • Peça orientação a Deus.
  • Estabeleça objetivos alcançáveis de acordo mútuo.
  • Distribua tarefas e funções de acordo com a capacidade de cada membro.
  • Faça avaliações periódicas e crie um programa de motivação continua.
         Separe os nomes e tenha sempre em mão os telefones e e-mails para contato
Equipe:
NOME
TELEFONE
E-MAIL




4.3 Interesse individual
Precisamos conhecer nossas crianças.  O líder nunca deve acreditar que basta, por exemplo, pegar uma revista que contém todo formato e ensinar o que está ali, por melhor que seja o seu trabalho de pesquisa. O professor do Culto Infantil deve conhecer a sua, cada um de seus alunos. É importante que o professor conheça seus alunos, até mesmo para uma integração maior de todos.

4.4 Tom afetivo ou sensibilidade do professor para com os alunos
         As crianças devem ser tratadas com muito amor. Disciplina não significa aspereza no falar. Muito menos cara fechada.
         Quando cativamos nossas crianças fica muito mais fácil lidarmos com elas. Às vezes alguns líderes reclamam das crianças mas não se esforçam para uma aproximação maior e saber o que está acontecendo.
         O tom da voz, a expressão do rosto quase sempre revela como está o nosso coração. Por isso, precisamos buscar a paz e a alegria de Deus em nosso coração. Com isso vamos passar para as nossas crianças coisas boas e muita alegria e fé.
         Eu sei que todos nós passamos por problemas dos mais diversos, mas se você quer agradar a Deus precisamos ter fé. Pois sem fé é impossível agradar a Deus.
         E precisamos recepcionar as crianças com muita alegria para o culto.

5. Crianças
5.1 Características
         O Culto Infantil pode conter crianças de diversas faixas-etárias. Mas é muito importante que o líder saiba direcionar o ensino para todas elas.
         Para as crianças na faixa-etária de 6 a 10 anos, o  Culto Infantil deve valorizar as experiências da criança com o que ela já sabe. Quando as crianças vão à escola, elas já terão adquirido algum conhecimento. Conhecem a língua portuguesa, sabem como relacionar com os membros das suas próprias famílias e já sabem muito sobre a sociedade e o mundo que as rodeia.
         Por exemplo, perceba algumas características na criança de 6 a 10 anos:
v  Estão vidradas com a independência dos adultos
v  Gostam de praticar e aperfeiçoar suas habilidades
v  Tornam-se preocupadas com regras e igualdade
v  Tem muita energia para correr e subir
v  Começam a pensar abstratamente
v  Podem levar em consideração a opinião de outras pessoas
v   Desfrutam de jogos em grupo, participar de peças teatrais e outros projetos complexos.
v  Podem inventar soluções criativas
v  Gostam de colecionar coisas
v  Preocupam-se muito com o que os amigos e colegas pensam
v  São vidrados em computador.

5.2 Comportamento
         A psicóloga Cristina Locatelli, autora do livro “Agressividade Infantil” – Relax e Programação emocional para Crianças, dá algumas dicas. Segundo ela, um comportamento agressivo constante é sempre um indicador de que algo não vai bem com a criança.
         Vejamos algumas possíveis causas:
v  Necessidade de amor, atenção e carinho.
v  Ciúmes do irmão
v  Rejeição
v  Ansiedade
v  Disputa de poder
v  Sentir-se incompreendida
v  Problemas escolares
v  Problemas de relacionamento com amigos
v  Imitação do comportamento agressivo do pai ou da mãe.

5.3 Disciplina
         Vamos imaginar a seguinte cena: você está na igreja ministrando as crianças e der repente um dos seus alunos começa a criar tumulto e até brigar com algum colega. Você corrige imediatamente, mas ele continua batendo o pé, ameaçando jogar tudo no chão. Que atitude tomar?
         Ainda segundo a psicóloga Cristina, o melhor a fazer é não gritar com a criança, mas falar em um tom de voz firme, para que ela entenda que deve obedecer.
         Ainda diz que saber dizer não é fundamental: “As birras só serão evitadas se ela souber claramente o que pode ou não fazer.” Ainda de acordo com a psicóloga, é importante não dar atenção somente na hora em que a criança faz coisas erradas, pois isto estará reforçando esses comportamentos indesejados. Para estimular comportamentos positivos, é preciso dar atenção e estimular a criança, dando carinho, beijos, abraços e reconhecendo quando ela faz algo bom.
         Algumas crianças são extremamente agressivas e outras são bastante calmas.
         Será que a agressividade é determinada pela personalidade da criança ou pelo modo como ela é criada? Temos que lembrar que a educação e o exemplo dos pais são fundamentais para determinar a reação dos pequenos diante aos obstáculos da vida. Crianças educadas com limites claros, amor, carinho e brincadeiras com os pais serão certamente menos agressivos.
         Mas não se esqueça que através de uma palavra de oração e amor, provavelmente toda agitação seja eliminada. Busque informações sobre a criança. Talvez o que ela está fazendo é um pedido de socorro. Lembre-se que o professor também pastoreia.
         Ofereça alternativas e seja flexível com os seus objetivos para o culto, porque problemas de comportamento muitas vezes surgem quando as crianças estão cansadas ou julgam que as tarefas são demasiado difíceis. Se as crianças tiverem a enfrentar dificuldades de parar por determinado tempo, esteja pronto para alterar ou oferecer outra opção que não atrapalhe o desenvolvimento do culto para as outras crianças.
         Geralmente as dificuldades de relacionamento acontecem por alguns motivos como falta de respeito pelos mais velhos, mau comportamento, atraso e outros.
            Preste atenção se o local do culto está organizado, pois um local impróprio e desorganizado agita algumas crianças.
         Algumas crianças também ficam incomodadas quando durante o culto o adulto fala palavras difíceis e com um tom de voz parado. Isso leva a criança a perder o interesse pelo ensino.
         As crianças percebem quando o líder não tem domínio sobre o que ele está falando ou se faltou empenho para preparação do Culto. Quando oferecemos para as nossas crianças algo de qualquer jeito recebemos um retorno de qualquer jeito em termos de ordem e disciplina. Se o professor não consegue se colocar em ordem, dificilmente encontrará crianças dispostas a ouvi-lo.
         Alguns líderes chegam ao ponto de não acreditarem na transformação dos seus alunos pela Palavra de Deus. Acham que estão ali só para preencher tempo. Assim fica muito difícil levá-los a uma consciência do que é o verdadeiro Culto a Deus. Precisamos pela fé enxergarmos as nossas crianças tomadas e transformadas pelo poder de Deus.
            Algumas crianças ainda ficam agitadas porque transfere para o momento tudo o que estão sentindo em termos de rejeição, complexos de inferioridade, criação e muitos outros motivos. O professor precisa ficar atento para contribuir com o aluno e não para rejeitá-lo ou incluindo-o, porque fazendo isso, só estaremos distanciando nossas crianças do amor de Deus.
       É de fundamental importância reconhecer o comportamento positivo das crianças. Um encorajamento, um sorriso, uma palavra de amor contribuirá muito para promover um comportamento desejado. Lembre-se que elas podem precisar da sua ajuda para encontrar palavras para definir os seus sentimentos.
       Tenha bom humor. Uma brincadeira, uma canção engraçada ou uma cara patética podem dar a cada criança o necessário sentido de perspectiva, quando as coisas se tornarem tensas.

6.  CRIATIVIDADE
6.1 Desafios para o professor – QT qualidade total
         O professor tem pela frente grandes desafios, vamos destacar alguns que são prioridade no ensino da Palavra de Deus.
·         Ter a Unção do Espírito Santo
·         Ser vocacionado;
·         Comunhão com Deus;
·         Zelo pelo estudo da Palavra;
·         Alegria em ministrar a Palavra de Deus;
·         Fé para enxergar a transformação antes do acontecimento
·         Palavras de sabedoria
·         Motivação
·         Sonhar com a transformação completa

6.2 Idéias & Novidades
         As crianças gostam que a criatividade do professor seja colocada em prática. Isso responde a interesse e dedicação.
         Vamos passar algumas idéias bem práticas para o Culto Infantil. Mas sabendo que algumas pessoas preferem colocar uma rotina, e isso é muito bom. Pois a criança precisa de rotina, mas independente disso, podemos inovar dentro da rotina, com idéias novas para facilitar a aprendizagem.
Vejamos algumas idéias:
1.     O Culto pode começar com alguma criança fazendo o prelúdio. Às vezes alguém que saiba tocar um violão, flauta, violino, etc.
2.    Podemos utilizar boletim dominical próprio para as crianças. Na frente podemos colocar o nome da Igreja, endereço e o nome do pastor. Na frente ainda uma devocional própria para crianças, com o tema do domingo. Dentro a liturgia, o andamento do culto. Podemos colocar também algumas informações para os pais. Orientações para o culto doméstico. Na última página pode fazer um binblicando, com atividades bíblicas ou o Fazendo arte, desenhos das próprias crianças.
3.    No próprio Culto Infantil podemos contar com a participação do Coral das crianças. Podendo chamar algumas crianças para solos, poesias e teatro.
4.    Podemos trabalhar com escalas para os mensageiros que levarem a Palavra.
5.    Confraternização entre as crianças e professores, lanche e comemoração dos aniversariantes da semana.
Responsável:
Lanche
Equipe
Estrutura
- Arrumação do mesão
- Arrumação do lanche (verificar a melhor maneira de distribuição. Se é livre ou em saquinhos)
- Música ambiente
- Oração de agradecimento e chamada dos aniversariantes da semana.
- Entrega de lembrança e cartãozinho para os aniversariantes
- foto digital com os aniversariantes.
- Na semana seguinte entrega de foto com a criança e professores na comemoração do aniversário.
7.   Devocionais em casa  
         Todos os domingos os pais podem receber um boletim devocional do ministério infantil onde haverá sugestões de atividades para fazer com seu filho, tais como leitura bíblica; história; conversa; motivos para oração, etc.
         Eles utilizarão estes recursos para ter um momento de intimidade com Deus juntamente com as crianças.
         Esta atividade é de extrema importância para a vida espiritual das crianças; eles aprenderão a amar e confiar em Deus e ao mesmo tempo, criarão vínculos especiais com quem lhes ensina a palavra.
         Exemplo de editorial para pais e crianças no mês da Reforma:
A IGREJA QUE CHEIRAVA MOFO FOI REFORMADA.

         Você já viu uma casa muito velha, caindo aos pedaços? O chão feio, as paredes descascadas, a cozinha caindo e ninguém tem vontade de morar nela?
         Mas todos sabem que essa casa já foi muito bonita, mas agora, nem parece à mesma de tão feia. Nesta hora você sabe do que a casa está precisando? É isso aí, de uma REFORMA.
         Assim também aconteceu com a Igreja lá do século XVI, a muito, muito tempo atrás. As pareces poderiam não estar tão velhas, mas as pessoas que cuidavam dela estavam com os corações sujos e se aproveitavam do povo. Diziam até que para estar com Deus precisavam comprar com dinheiro um pedaço do céu. Ao invés de orarem para Deus, oravam para outras coisas, como imagens e para mortos. E, além disso, faziam mais coisas que entristeciam o coração de Jesus.
         Mas algumas pessoas começaram a perceber que tudo estava errado. Porque os líderes da Igreja liam a Bíblia, mas faziam tudo diferente do que Jesus queria.  Mas Deus achou que era momento de REFORMA na Igreja, a REFORMA das vidas. Então, Deus falou ao coração de um monge, parecido com padre, chamado Martinho Lutero. Ele era um homem muito bondoso. Era doutor em Teologia, ou seja, estudava sobre Deus e a Bíblia.
         Ele olhava toda aquela situação da Igreja e não tinha paz, então Deus trouxe paz a sua vida e o usou para pregar a verdade. E assim, Lutero começou a ensinar as pessoas sobre fé. Deus nos ama, mesmo sem merecermos e não adianta o homem tentar comprar a salvação. Deus dá de graça, porque nos ama.
         E em 31 de outubro de 1517, era véspera de uma grande festa e uma multidão se reunia na Igreja do Castelo, em     um lugar chamado Wittenberg.           Lutero com muita coragem escreveu 95 teses, ou seja, 95 provas de que Deus não estava se agradando de como a Igreja se encontrava. Ele escreveu verdades da Bíblia.
         Os líderes da Igreja ficaram bravos com a atitude de Lutero e muitos queriam matá-lo. Mas Deus o guardou, ele continuou falando das verdades. E muitas outras pessoas começaram a ajudar Lutero a falar as verdades para o povo e assim aconteceu a REFORMA.
         Até hoje, graças a Deus, a vida deste homem foi usada. E hoje temos a oportunidade de ler a Bíblia e aprender mais sobre o amor de Deus. Como Lutero não podemos aceitar que usem a Bíblia para falar de mentiras. Por isso, faça também a REFORMA em seu coração. Obedeça a Palavra de Deus, NÃO USE A Bíblia para enfeitar a casa, mas para colocar em prática os ensinamentos de Jesus.

8. Cd’s – os pais receberão um cd com músicas evangélicas infantis selecionadas.
9. Visitação domiciliar e hospitalar infantil – Muitas vezes as crianças ficam impossibilitadas de estar no Culto por causa de uma enfermidade. Os professores precisam estar atentos para acompanhar essas crianças.
Objetivo Geral – Levar conforto através da Palavra de Deus às crianças enfermas da Igreja ou  indicadas pelos membros.
Objetivos Específicos
·         Levar a palavra de Deus ao encontro da criança;
·         Dar o suporte como Igreja;
·         Ajudar a criança a entender sua importância diante de Deus;
·         Levar o conforto a sua família.
·         Entender que podemos prestar nosso culto a Deus em todos os lugares.
10. PROARTE – Dia especial em que as crianças terão a oportunidade de apresentarem trabalhos artísticos dos mais diversos como: elaboração de livros, poesias, músicas, área instrumental, artesanato e etc. Os pais e a Igreja terão a oportunidade de participarem deste momento.
11. PÁSCOA - Atividade especial para esta data. Podendo montar cantatas, coreografias, dramatizações, um jantar para se explicar os itens alimentícios que faziam parte da festa de Páscoa dos judeus e a própria ceia. Podendo chamar o pastor para ministrar a Palavra.
12. Programação Especial para as mães.
13. Encontro Pais & Filhos. Uma programação no Culto com atividades para as famílias. Incentivando o entrosamento e a busca a Deus. Prestando bastante atenção nas crianças que não tem os pais ou que os pais não são da Igreja. Podendo até mesmo convidar alguém da Igreja para estar junto com elas nas atividades.
14. Atividade especial para homenagear os pais e conscientizar as crianças sobre o mandamento de respeitá-los.
15. Mês de Missões. Serão trabalhados temas específicos de missões mostrando o trabalho dos missionários da Igreja.
16. Campanha do brinquedo. Incentivar as crianças no mês de outubro ou Natal para doarem brinquedos para crianças carentes. As próprias crianças podem ficar responsáveis de divulgar e levar a campanha para toda igreja.
17. Visita com as crianças do Culto Infantil a algum orfanato ou creche. Aproveitando para preparar com eles alguma música do Culto, dramatização ou mensagem para levar para as crianças juntamente com os mantimentos e os brinquedos.
18. Pode-se montar um culto ao ar-livre na Igreja.
19. Pode convidar uma vez no semestre os pais para participarem com seus filhos no Culto Infantil. Assim eles terão a oportunidade de verem seus filhos envolvidos e alegres em adorar a Deus.
20. METODOLOGIA E RECURSOS DIDÁTICOS
·         Estudos Bíblicos visualizados
·         Dramatização
·         Gincanas Bíblicas
·         Música
·         Coreografia
·         Vídeo
·         Leitura
·         Troca de experiências
·         Jogos
·         Dinâmicas de grupo
·         Pregações

7. CULTO
7.1   Objetivo
            O Culto Infantil tem o objetivo de orientar a criança sobre prestar culto a Deus em Espírito e em Verdade.
         É bem diferente de EBD, pois é o momento em que criança apresenta todo o seu ser para Deus.
        
7.2  Prioridade
         A nossa prioridade é glorificar o nome de Jesus Cristo. Ser a igreja da criança, um lugar divertido onde a alegria, o carinho e o relacionamento pessoal sejam priorizados; onde haja confiança e crescimento espiritual e que as nossas crianças sintam a presença de Deus de forma abundante, conhecendo Jesus Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas.

7.3  Liturgia / Desenvolvimento do Ensino
         O Culto Infantil enfatiza a prática da adoração litúrgica com base bíblica.
         O culto deve conter oração, música, leitura da Bíblia, Mensagem e atividades de fixação.
         Cada Igreja mantém uma liturgia. Mas devemos deixar bem claro para a criança que é todos, inclusive ela está prestando um   culto a Deus. Porque muitas vezes o adulto, o líder faz tudo e a criança fica apenas assistindo.
         A Liturgia deve envolver a criança na participação do culto a Deus.

7.4  Material utilizado
         Existem vários tipos de matérias no mercado que auxiliam com temas, mensagens, músicas e até mesmo o formato do culto. Mas precisamos lembrar que cada Igreja tem sua realidade e por mais que você tenha um material excelente em suas mãos, deve adaptá-lo para realidade das suas crianças.
         É muito importante também avaliar o material em relação à teologia para saber se está apto para sua Igreja.
         Orientamos que o pastor da Igreja oriente sobre alguns cuidados importantes que devemos ter na escolha do material.
         Existem também vários livros que auxiliam a área de ensino do Culto Infantil. Geralmente esses materiais são encontrados com facilidade nas livrarias evangélicas. Você pode contar com livros moldes, trabalhos Manuais, dvd´s e cd´s infantis, Bíblias para crianças, ilustrações das mais variadas. E o mais interessante, várias editoras tem lançado revistas de Culto Infantil com um tema geral e subtemas. E dentro, ainda contém ajuda ilustrativa para as mensagens.
         A utilização de fantoches também ajuda a diversificar a aplicação do ensino. E as crianças gostam muito quando é algo bem feito e ensaiado.

7.5  Formato
Observe algumas formas de preparar o culto Infantil:
v  Tenha muitos materiais para as crianças utilizarem no processo de aprendizagem. A ministração da Palavra pode ser de forma criativa e as crianças podem participar através da confecção de materiais referentes a história. Por exemplo, ao contar a história de Jonas pode entregar folhas para as crianças e enquanto você conta a historia elas vão elaborando através de dobradura      Jonas, o barco, o peixe.
v  Proporcione uma variedade de formas para as crianças exprimirem o que aprenderam. Por exemplo, através da encenação elas podem passar o que aprenderam. As crianças aprendem melhor vendo e fazendo, ao invés de apenas serem mandadas. Em vez de lhes ensinar um fato, encontre formas pelas quais elas podem ver esses fatos com os seus próprios olhos.
v  Enquanto você fala sobre a arca de Noé, você pode levar argila para as crianças irem fazendo uma arca e depois distribua alguns bichinhos de plástico para serem colocados na argila. Geralmente é vendido sacos com esses animais.
v  Ensino Criativo
         O responsável pelo dia passará o ensino de forma criativa. Pode ser através de teatro, fantoche, flanelógrafo, coreografia, etc. A mensagem Pode ser a pessoa responsável ou um convidado para falar rapidamente sobre a lição do ensino criativo.
v  Benção Pastoral – No final do Culto o pastor da Igreja pode ser convidado para dar a benção.



7.6 Envolvimento das crianças
         É de suma importância envolver as crianças na participação do culto.  Assim a criança terá a oportunidade de servir a Deus. Podemos ter instrumentistas, recepcionistas, solistas, mensageiros, grupo de teatro, ajudar na parte técnica, dirigir o culto, etc.
         É muito importante dar à criança a oportunidade de aprender sobre os dons espirituais e saber como Deus deseja usá-las. Você pode até pensar que elas são pequenas demais para entender e se identificarem com algum dom. Mas você vai se surpreender ao ver a criança tendo prazer na obra do Senhor e alegria em realizar.
         É mais uma oportunidade de ensinar a criança que tudo que temos e somos vem do Senhor Deus e podemos entregar os nossos talentos e dons para servir ao Senhor Jesus.

7.7 Oração
         É o primeiro passo para um trabalho abençoado. A vida do líder deve ser uma vida de oração.
         É necessário orar por ele mesmo, pela sua equipe, crianças, pais e muitos outros motivos.
         A oração nos leva ao reconhecimento que quem capacita é o próprio Deus.
        
7.8  Acompanhamento Pastoral
         É a oportunidade de deixar claro para a Igreja que os pais que estão encontrando dificuldades com seus filhos ou problemas familiares podem encontrar em sua Igreja uma palavra pastoral, oração e conforto. E incentivo para continuarem colocando seus filhos aos pés de Jesus.
         Nos casos mais complicados o pastor da Igreja acompanharia de perto a situação da família.

8. PREGAÇÃO PARA CRIANÇAS
O líder deve ser aquele que almeja a excelência do ensino e se empenha em alcançá-la. Como o apóstolo Paulo exortou: "...o que ensina, esmere-se no fazê-lo" (Rm 12.7).
Dedicação que resultará num progresso constante do líder, quer seja em relação à habilidade no ensino e crescimento espiritual de suas crianças; quer seja em relação a sua própria vida cristã.
         O líder deve viver o que ensina. A classe nunca deve ser subestimada (muito menos a dos pequeninos). A criança  saberá se o professor está sendo sincero no que diz. Como também saberá se o professor se preparou adequadamente para a aula. Fazer pesquisas de última hora e preparar a aula às pressas nunca dá certo. Quando o professor não se esforça para fazer o melhor, ele não apenas desrespeita seus alunos como peca contra Deus.
         O pregador de crianças precisa da capacitação do Espírito Santo. Mesmo ele sendo um orador brilhante para o ensino infantil, didaticamente correto e criativo, ter conhecimento do que fala, ele precisa da presença de Jesus em sua vida.
           
8.1 – Linguagem
         A linguagem deve ser própria para o entendimento das crianças. Não adiantará nada ficar falando bonito, mas difícil.
         O lide deve estar atento para identificar se as crianças estão entendendo a Palavra ministrada.

8.2- Clareza
         Ao preparar a mensagem precisamos ser claros em relação ao objetivo. Isso é foco. O cuidado para não nos perdemos no meio da mensagem é essencial para que eles entendam o objetivo.
         A Palavra de Deus é clara e as nossas crianças precisam entender que a Bíblia não é como um Manual de Aparelhos de som cheio de Palvras difíceis de decifrar.
        
8.3- Interesse
         Precisamos lembrar que a s crianças perdem o interesse pelo ensino rapidamente, desviando sua atenção para outra atividade. Por isso, o Culto Infantil deve ficar bem claro na mente dela o inicio e o final.
         Algumas pessoas realizam o culto com duração de 1hora e meia. Creio que é muito tempo para prender a atenção da criança. A questão não é o tempo, mas a qualidade do ensino apresentado, o culto dirigido.
         Sabemos que algumas igrejas dependem do término do culto dos adultos para então dar o termino no culto Infantil. Quando isso acontece é péssimo, pois deixa a impressão que estão esticando o tempo do culto apenas para preencher o tempo. E as crianças percebem isso. É mais fácil terminar sempre no horário e deixar a oportunidade para as crianças conversarem entre elas. Isso também ajuda a fortificar o vinculo de amizade.
         Que a criança ame a Palavra de Deus e tenha prazer em ouvi-la.

9. MÚSICA
9.1 Seleção
       O líder da área de música deve selecionar cânticos que as crianças entendam.
         E se possível montar um caderno de cânticos. Já existem cadernos prontos em algumas livrarias. Ou a própria equipe pode confeccionar um.
         E as crianças gostam de um louvor bem ensaiado. Assim elas aprendem sobre a importância de oferecer a Deus o melhor e não algo de qualquer jeito.
         Tenha ousadia de conversar e pedir ajuda para os músicos da Igreja. Você pode montar uma escala de pessoas que trabalham nesta área. Os adolescentes sempre ajudam bastante.
         Não se esqueça da importância de ensinar os hinos tradicionais. Muitas crianças chegam à adolescência sem saber um hino. E de cara dizem que não gostam, mas provavelmente é porque não foi ensinado desde a infância.

10. CONCLUSÃO
         Sonhamos com um Culto Infantil que desperte na criança uma busca constante de Deus.  Uma culto que nos leve a amar, pois Deus é amor. Que nos ajude a reconstruir os nossos valores. 
         Através de uma Igreja viva e dinâmica a criança terá a oportunidade de participar ativamente como membro do corpo de Cristo e se identificar como parte da Igreja local, pois o trabalho com as crianças deve ser valorizado.
         Sendo a visão da Igreja Presbiteriana do Brasil, valorizar a criança, pois ela tem os requisitos básicos para se herdar o Reino dos Céus (Marcos 10.14).
         Também é uma forma para que o evangelho se torne conhecido para seus pais. O amor sendo multiplicado através de vidas que levam a sério a missão dada por Jesus. (Marcos 16.15)
         Mas nenhuma estratégia pedagógica ou métodos mirabolantes podem substituir o que temos de mais importante: a unção de Deus, ou seja, o poder de Deus. Sem esta unção, só existe o esforço humano, ou seja, a unção de Deus é vital para o ensino e também para nossas vidas.
         Há muito para ser feito e novas idéias podem surgir ao longo da caminhada. Mas é de sumo importância de se trabalhar com uma equipe que além de sonhar acredita no investimento de Deus e na vida de crianças. O que de mais valioso queremos enxergar como líderes do Culto Infantil  é a transformação de crianças pelo poder de Deus e a prestação de um Culto que seja agradável a Deus.
         É algo que transcende o nosso entendimento, fortalece os nossos pés trôpegos e aquece o nosso coração. Pois o trabalho não é nosso, é do próprio Deus.
         Que Deus o abençoe!
Missionária Leninha Maia



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